5 ações para transformar a crise em oportunidade para sua clínica ou pet shop

Só quem tem um negócio sabe como isso significa ter que enfrentar diariamente todo tipo de obstáculo, desde lutar para manter as contas em dia, pagar colaboradores e funcionários, manter o estoque em dia, lidar com fornecedores, entregar produtos ou serviços de qualidade aos clientes, entre outros.

E, como se não bastasse tudo isso, ainda é preciso estar preparado para enfrentar as crises econômicas e outras situações inesperadas, como a pandemia de Covid-19, por exemplo.

Desde a pandemia, o que mais vimos foram estabelecimento, dos mais variados segmentos, terem que fechar suas portas por falta de clientela. E mesmo com  a pandemia sob controle, o fato é que a grande maioria não voltou à normalidade, pelo menos, no que diz respeito às contas.

Mas, como lidar com toda essa crise? Será que tem como reverter esse panorama e transformar a crise em oportunidades?

A boa notícia é que o mercado pet cresce a cada dia e as expectativas para esse setor é que cresça ainda mais.

Assim, você tem duas alternativas, ou se conforma com a crise estabelecida em sua clínica veterinária ou pet shop, e fica parado esperando ela passar e a sorte voltar a sorrir e, enquanto isso, correr um alto risco de fechar suas portas; ou respira fundo, arregaça as mangas e pensa em uma forma de transformar a crise em oportunidade para o seu negócio crescer.

Nós torcemos para que a sua opção seja a segunda, por isso, resolvemos mostrar aqui 5 ações práticas que podem fazer você retomar o prumo e voltar a crescer. Confira!

1. Estruture o negócio

 

Já que sua loja ou clínica está sem movimento, então, em vez de ficar sentado se lamentando, porque não aproveita o tempo mais livre para cuidar do seu negócio, traçar novas metas? Enfim, reestruturar a empresa, analisando o que está dando certo e o que precisa melhorar.

Aproveite também para identificar as principais necessidades de sua clínica veterinária ou pet shop, como por exemplo, a aquisição de novos equipamentos, implementação de mais serviços, planejamento financeiro etc.

Acredite, geralmente, é em momentos de crise que surgem grandes ideias, esses momentos servem também para nos fazer sair de nossa zona de conforto.

Então, aproveite para refazer seu plano de negócios, um documento  que é essencial para o sucesso nos negócios.

2. Aposte em tecnologia

 

Embora muitas empresas pequenas ainda não julguem necessário, ou mesmo, acham que pode sair muito caro, na verdade, um programa de gestão pode fazer toda a diferença para o sucesso de seu negócio.

Um sistema de gestão, como o Nuvem Vet, por exemplo, pode ser de grande ajuda na hora de garantir mais produtividade ao seu estabelecimento, integrando todos os setores.

Dentre muitas outras possibilidades, um bom software para clínica veterinária e pet shop pode auxiliar nas principais tarefas de seu negócio, tais como:

– Controle financeiro (fluxo de caixa, comissão de funcionários, relatórios etc);

– Emissão de notas fiscais;

– Controle de estoque;

– Cadastros de clientes;

– Agenda de atendimentos;

– dentre outras funcionalidades.

E crise não é desculpa para deixar de investir em um bom programa para clínica veterinária e pet shop, muito pelo contrário, ele vai automatizar muitas terefas, fazendo com que não seja preciso aumentar o quadro de funcionários.

No mais, é lembrar que toda nova tecnologia exige um período de adaptação e treinamento, então, que momento melhor do que esse para começar a se ambientar com o novo programa?

E mais, ele oferece dados precisos, faz um controle minucioso de estoque, possibilitando compras mais assertivas e evitando desperdícios de mercadoria.

3. Organize documentos e informações

 

Outra ação importante é aproveitar para organizar seu negócio, colocando toda a documentação em dia, lançando as informações no sistema de gestão veterinária, revisar o estoque, dentre outras atitudes.

Organizar documentos e licenças, são tarefas burocráticas e que acabamos sempre deixando para depois, por isso, a dica é aproveitar a calmaria para coloca-las em dia.

Acredite, esse tipo de documentação, principalmente, em momentos de crise, é fundamental ter sob controle, para a sobrevivência do seu negócio veterinário.

E até nisso, contar com um programa de gestão pode ser de enorme ajuda.

 

4. Aposte em novos serviços

 

E nada como aproveitar esses momentos para lançar novidades em serviços e produtos. Aproveite o período para pesquisar tendências, para dar uma repaginada em sua página nas redes sociais.

Que tal mandar um email marketing aos clientes informando sobre as novidades? Ou mesmo, enviar mensagem no whatsapp.

Também vale lançar uma enquete nas redes sociais, perguntando sobre algum serviço que gostariam de ver implementado, ou fazer uma pesquisa de satisfação, perguntando o que gostam ou não gostam em sua clínica ou pet shop.

Quer implementar novidades? Que tal o atendimentos a domicílio? Pode ser uma boa maneira de oferecer serviços veterinários, ou banho e tosa, sem que os tutores precisem sair de casa com os pets.

Se ainda não abraçou o universo online, então, a hora é essa de levar seu negócio para o campo virtual, pois é lá que tudo mundo está!

Nesse sentido, invista no serviço de delivery de produtos como ração, medicamentos e brinquedos.

 

5. Reduza custos

 

Sim, a hora é de também reduzir custos, não que isso signifique sacrificar todos os setores de seu negócio, ou demitir funcionários e colaboradores, por exemplo.

Na verdade, a redução de custos tem a ver com identificar onde a clínica veterinária ou pet shop está desperdiçando dinheiro.

Então, que tal dar uma atenção extra ao estoque? Repense aqueles produtos com pouca saída. Verifique os que estão com validade próxima ao vencimento e já coloque em promoção.

Faça um severo levantamento de todas as entradas e saídas, para avaliar quais são os gastos imprescindíveis para a empresa continuar operando sem prejuízo, e da mesma forma, avalie quais gastos poderiam ser reduzidos ou eliminados para não prejudicar o negócio.

Lembrando que um bom software de gestão faz todo esse trabalho de uma forma simples e eficiente.

No mais, procurar reduzir custos não deve ser uma ação só para dias de crise, ela precisa ser uma filosofia dentro de sua empresa.

E é isso, agora é respirar fundo, aproveitar essas dicas e começar a reverter a crise, porque ela, com certeza, vai passar!

Author: