Embora seja o sonho de quase todo recém-formado, a verdade é que ter uma clínica não é tarefa das mais fáceis.
E isso porque não basta só ter boa vontade e um diploma em mãos, é preciso estar preparado para toda a rotina burocrática de uma clínica e, mais ainda, para saber atender bem o público alvo.
O fato é que a forma de gerenciar uma clínica é que vai fazer toda a diferença, ficar atento aos mínimos detalhes, ter uma boa equipe, entre outras questões, é que vai impactar significativamente as suas taxas de retenção e fidelização.
Certamente, é fundamental privilegiar a organização, para isso, é preciso investir em uma boa administração, tanto na área financeira, de atendimento ao cliente como na de marketing, e não esqueça também de Conferir os equipamentos que você não deve deixar de ter em seu Pet Shop.
Confira abaixo algumas dicas para facilitar a administração de sua clínica:
1 – Priorize o atendimento
Seja no ramo que for, e mais ainda onde precisa existir uma maior confiança, como no caso de um médico veterinário, é preciso ter sempre ao alcance os dados dos pacientes, e que não fique restrito apenas ao computador, mas também nos celulares, nos tablets, para acesso remoto, por meio de aplicativos para dispositivos móveis que tenham esta função. Sem dúvida, é preciso caminhar junto com a tecnologia e fazer uso de seus avanços, oferecendo um atendimento eficiente, rápido, personalizado e humanizado, então confira Confira como administrar um Pet Shop e ter sucesso.
2 – Dados em um mesmo lugar
É preciso abandonar papéis e cadastros em pastas e arquivos, investindo em tecnologia. Hoje, tudo pode e deve ser informatizado e armazenado em nuvem, em um ambiente virtual seguro, que possa ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar.
Sem dúvida, investindo em uma gestão mais eficiente, fica bem mais fácil gerar, cada vez mais, resultados para sua clínica, conquistando novos pacientes a cada dia e fidelizando os que já possui.
3 – O financeiro sob controle
Para muitos, essa é a parte mais problemática em uma administração, o financeiro. Mas é fundamental manter um controle rigoroso sobre as finanças, as contas a pagar e a receber, a compra de materiais, e etc. É muito importante ter o registro de todas as receitas e despesas para poder avaliar os resultados obtidos com as contas da clínica.
4 – Não subestime o marketing
Ainda muito esquecido por alguns novos administradores de clínicas, o marketing é fundamental em uma empresa. É preciso investir em marketing e poder usar de suas estratégias para poder se destacar das demais clínicas e captar clientes novos, ou mesmo, fidelizar os já existentes.
Dentre as estratégias, as mais utilizadas são: Blogs (produzindo textos relevantes); Mídias Sociais ( investindo em redes sociais como Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn) onde poderá engajar o público e interagir com os clientes, veja Como faturar mais em sua veterinária com Marketing Simples.
5 – Otimize o tempo
Se tem uma coisa que a tecnologia trouxe, sem dúvida, foi a otimização do tempo. O que antes se levava horas para fazer ou concluir, hoje isso é possível com um simples click. Por isso, é fundamental informatizar sua clínica, com softwares de gerenciamento completos para marcação e reagendamento de consultas, por exemplo, agilizando todos os processos, até aqueles mais complexos e urgentes.
Hoje já é possível contar com muitos softwares voltados para a gestão de clínicas e, dentre eles, nuvemvet se destaca por ter o melhor custo benefício e oferecer um serviço simples de entender, seguro e eficaz.
Pronto para colocar essas dicas em prática? Destaque sua clínica apostando em um bom software de gestão!