6 dicas fundamentais para administrar uma clínica veterinária

Que administrar uma Clínica Veterinária não é tarefa das mais fáceis, isso é fácil de imaginar, já que não apenas é preciso dispor de conhecimentos veterinários, como também saber prestar um bom atendimento ao cliente, além de ter, ao menos, um pouco de conhecimento financeiro.

O fato é que para alguém que passou a maior parte do seu tempo aprendendo a cuidar da saúde dos bichinhos, ter que lidar com a administração de uma clínica veterinária pode ser algo extremamente complexo.
 

Infelizmente, não são poucos os profissionais que, por mais dedicados e capacitados que sejam, não conseguem alcançar bons resultados na gestão de sua própria clínica veterinária.

E o pior é que o sucesso de uma clínica veterinária nem depende tanto do esforço, dedicação, ou seja, o profissional pode até trabalhar sete dias por semana, fazer turnos muito extensos e exaustivos, se ele não se atentar para questões como organização, planejamento e modernidade, provavelmente, não alcançará bons resultados.

Energia e foco desperdiçados

Segundo uma pesquisa realizada pela agência WMcCann, 86% dos empreendedores sentem-se escravos do próprio negócio, e isso porque o tempo e a energia dedicados à empresa são desgastantes para esses profissionais.

Uma realidade mais comum do que se imagina, principalmente, com pequenos negócios, são os donos acabarem exercendo várias funções dentro da clínica. Assim, podemos ver, frequentemente que, para conseguir equilibrar as contas, veterinários acabando por trabalhar em jornadas exaustivas e em funções as quais nem domina.

Por isso, se sente que está trabalhando demais, nem consegue tirar férias, ou um dia de folga sequer, e mesmo assim as contas da clínica não se sustentam, talvez seja a hora de repensar a gestão e administração de sua clínica veterinária.

Para lhe ajudar nisso, separamos 6 dicas fundamentais para administrar uma clínica veterinária, confira!

1. Estude bem a concorrência e o mercado

 

O primeiro passo, para uma boa gestão, é criar uma estratégia para evitar possíveis problemas financeiros futuros, apostando em um bom planejamento detalhado sobre seu posicionamento no mercado.

Assim, caso ainda não tenha aberto sua clínica, a dica é pesquisar muito bem, principalmente, o ponto a ser escolhido considerando a concorrência local e o público alvo.

Mas, no caso de já estar com a clínica veterinária em funcionamento, nunca é tarde para rever as estratégias, pense nos serviços com maior retorno, os que não estão tendo procura e, logo, não estão dando lucro, no que poderia fazer para reverter essa situação, a hora é de replanejar.

Reveja o trabalho de marketing, se ele está sendo bem feito, afinal, o marketing é uma ferramenta fundamental hoje em dia para atrair e reter clientes.

2. Faça um bom planejamento financeiro

 

Infelizmente, as faculdades não preparam os veterinários para serem gestores, por isso, a grande maioria acaba patinando em contas, gastando seu tempo e energia, acabando por trabalhar muito mais do que o necessário para sair do vermelho e não ter que fechar sua clínica.

A boa notícia é que a gestão não precisa ser um problema difícil de resolver, basta organizar as contas e fazer um planejamento financeiro dentro de sua realidade, dessa forma, com certeza, essa parte ficará mais fácil e menos problemática.

Para isso, a dica é procurar ser o mais detalhista possível na hora de levantar as despesas, e procurar acompanhar os gastos com frequência para não ser surpreendido no final do mês.

3. Atente-se aos seus horários e intervalos

 

É muito comum os veterinários saírem das faculdades, entusiasmados, para terem sua próprias clínicas, muitos achando que basta encontrar um bom local e colocar em prática tudo o que aprenderam e… pronto!

Na verdade, abrir um consultório, ou uma clínica veterinária exige muita pesquisa e planejamento.

Não adianta trabalhar 24 horas por dia, não tirar férias e querer exercer todas as funções dentro da clínica, o fato é que isso não é uma situação saudável nem para si e nem para a clínica.

Por isso, é preciso, antes de abrir sua clínica, considerar os serviços que pretende oferecer, o quanto poderá investir, e os funcionários que vai precisar, pelo menos, num primeiro momento, até que possa aumentar, aos poucos o seu quadro.

Não adianta querer abrir uma clínica veterinária e querer fazer tudo sozinho, você não vai conseguir.

A dica, portanto, é estabelecer horários, intervalos e dias de folga para você.

4. Organize os dados dos pets

 

Sem dúvida, uma das tarefas que mais merece atenção e cuidado ao administrar uma clínica veterinária é a gestão de dados dos clientes e de seus pets.

É fundamental ter todas as informações sobre os animais e seus tutores sob controle, dessa forma poderá oferecer mais agilidade no atendimento e uma experiência melhor aos clientes e ainda trabalhar estratégias de marketing.

Acredite, sem uma boa organização desses dados, você inviabiliza muitas ações de marketing e dificulta o contato, e relacionamento, com os clientes.

5. Conecte-se com seus clientes

 

E por falar em relacionamento com o cliente, sem dúvida, ele é outro passo fundamental para administrar uma clínica veterinária.

Da mesma forma que atrair clientes é importante, e demanda muito esforço, é preciso apostar na retenção dos mesmos, e nessa hora o relacionamento tem um grande peso.

Assim, não adianta nada gastar um esforço enorme na hora de atrair novos clientes, e não se preocupar com a base que já têm fidelizada.

Por isso, aposte não apenas em oferecer um bom atendimento, capriche também no pós consulta, procure manter contato com seus clientes. Ter clientes fiéis é a chave para uma vida financeira mais saudável e tranquila.

6. Use a tecnologia

 

Por fim, mas nem por isso menos importante, é fundamental atualmente contar com o apoio da tecnologia.

Felizmente, ela é muito democrática e consegue colocar num mesmo patamar o grande, médio e pequeno comércio, basta saber usá-la a seu favor.

Primeiramente, é preciso criar um site para sua clínica veterinária, apostar nas redes sociais, hoje a ferramenta mais poderosa de marketing e em um bom software de gestão.

É fundamental, principalmente, quem não tem muita intimidade com gestão, ou não pode contratar um profissional para cuidar dessa parte, apostar em um bom programa para clínica veterinária.

E até mesmo quem tem um profissional ocupando um cargo de gestão, poder contar com um programa, sem dúvida, facilita muito na hora de manter todos os dados, mais realistas, e sob controle.

Portanto, vale a pena investir em algum sistema para clínica veterinária que armazena todas as informações administrativas, facilitando na hora de solucionar todo tipo de problema e tomar decisões mais assertivas.

Nunca é demais lembrar que otimizar a gestão da sua clínica não só facilitará a rotina da mesma, como a de sua vida pessoal, fazendo com que sobre mais tempo para você.

 

Author: