9 dicas para deixar seu pet shop mais agradável, eficiente e seguro

Seu pet shop é um local agradável? O estabelecimento possui um espaço destinado aos tutores? Neste artigo vamos dar dicas de como deixar seu pet shop mais agradável, eficiente e seguro. Confira!
 

Embora subestimada por muitos empreendedores e até ausente em alguns estabelecimentos, a área da recepção de um pet shop é muito importante, é um espaço que deve fazer parte de qualquer pet shop, pois serve para que os tutores e pets sintam-se confortáveis enquanto aguardam o atendimento.

Manter os clientes felizes é um passo fundamental para o sucesso de seu pet shop. Não ter um espaço onde o cliente possa aguardar o banho e tosa, entre outros serviços, é algo que costuma irritar muitos clientes, portanto, se ainda não investiu em uma recepção, vale a pena considerar esse espaço e saber tirar dele o melhor proveito.

A dica é investir um tempo em planejamento, em estratégias que pode usar para deixar seu pet shop mais agradável, eficiente e seguro.

No mais, saiba que a velha máxima ainda está valendo, ou seja, como já diziam nossos antepassados, a primeira impressão é a que fica.

Sendo assim, tenha isso em mente e pense em formas de encantar seus clientes. Para começar, mostraremos aqui 8 dicas simples, mas valiosas, de como encantar seus clientes deixando seu pet shop mais agradável, eficiente e seguro! Papel e caneta nas mãos, anote as dicas!

1.Acerte na disposição dos produtos nas prateleiras

 

Sabia que um dos primeiros lugares que os clientes notam ao aguardar um atendimento  são as prateleiras e os produtos dispostos no balcão? Por isso, a disposição e organização dos produtos é extremamente importante!

A dica, portanto, é procurar manter as novidades e aqueles produtos mais procurados, bem organizados e visíveis. Só cuidado para não deixar as prateleiras muito lotadas ou vazias, para não passar uma má impressão.

Não esqueça de deixar os preços visíveis para aumentar as chances de vendas e facilitar a compra.

2. Mantenha a loja sempre limpa

 

Nada pior do que um ambiente sujo. É preciso manter o local ventilado e sempre limpo.

Não subestime essa parte, é preciso que a higienização seja realizada de forma constante e correta.

Por isso, fique atento a qualquer sujeira que os pets venham a fazer no ambiente de recepção, como fezes, urina ou ainda marcas de patas sujas no chão ou paredes.

3. Deixe a recepção com aroma agradável

 

Não subestime o poder do olfato. É fundamental prezar também pelo aroma do local. Acredite, quanto mais cheirosa a recepção, mais bem-estar causará nos tutores e pets.

Opções para manter o aroma agradável não faltam no mercado. Para começar, convém deixar o ambiente sempre bem ventilado. Além disso, é possível utilizar produtos variados como aromatizadores de ambientes, por exemplo.

Mas, atenção, é preciso usar produtos aromáticos naturais e que não causem incômodos aos pets e aos tutores.

4. Ofereça café aos clientes

 

Um cafezinho é sempre bem-vindo! Então, que tal oferecer café aos tutores? Sem dúvida, uma prática simpática e que pode ser um diferencial de sua loja, em um setor tão competitivo isso pode ser bem legal.

Por isso, não deixe de receber bem os tutores oferecendo café para melhorar suas experiências.

Ou ainda, outra dica é criar um espaço de lanchonete, onde os tutores podem se acomodar e apreciar algum tipo de alimentação rápida no local. E quem sabe sua loja acabe virando até um point entre os pais de pet?

5. Invista em brinquedos

 

Uma dica na hora de planejar a recepção de seu pet shop é considerar o bem estar dos pets também. Para isso, procure criar ambientes para os animais descansarem e, também, disponibilize água e brinquedos para se distraírem.

Só não esqueça de disponibilizar brinquedos específicos para os diferentes tipos de animais que costumam frequentar sua loja. Assim, nenhum ficará de fora e os tutores ficarão muito felizes com o atendimento de seu pet shop. E vale lembrar que clientes satisfeitos tendem a trazer novos clientes!

6. Garanta uma boa estrutura física

 

Como dito acima, ao planejar sua loja, é preciso garantir um espaço agradável tanto dos pets como dos tutores. Assim, invista em cadeiras confortáveis e seguras, considerando sempre a disposição dos móveis para garantir espaço suficiente e sem estresse para a movimentação dos pets e de seus donos.

Enfim, se certifique de garantir um espaço suficiente para uma recepção tranquila e confortável. Lembre-se, locais muito pequenos e apertados podem causar desconforto tanto para os pets, como tutores e colaboradores.

7. Aposte em uma decoração convidativa

 

E não tem como falar em recepção sem que isso passe por uma decoração convidativa e bem decorada. Nesse sentido, planeje as cores que serão utilizadas  (geralmente de acordo com a logo de sua loja), procurando utilizar cores claras para transmitir tranquilidade.

Uma dica é evitar cores escuras como preto, marrom, amarelo e vermelho, pois costumam causar estresse.
 

Por fim, não esqueça de uma boa iluminação no ambiente, sempre combinando com as cores e objetos decorativos. Nas paredes vale apostar em quadros com fotografias de pets que frequentam sua loja, ou mesmo, tutores com seus pets, transmitam a boa relação entre animais e humanos. Só lembre-se de pedir autorização caso for usar a imagem de algum tutor, e isso vale para as redes sociais também.

8. Treine os colaboradores

 

Não há como deixar seu pet shop mais convidativo, mesmo caprichando na limpeza e decoração se os colaboradores não forem bem treinados.

Treinar os colaboradores para que eles ofereçam um bom atendimento é fundamental. Eles precisam estar preparados para lidar com imprevistos, diferentes raças de animais e até perfis de clientes, enfim, situações diversas.

É fundamental que os colaboradores amem os animais e sejam pacientes e calmos, evitando riscos de estresse. A empatia e simpatia são qualidades que não podem ser subestimadas ao contratar sua equipe, pois acredite, pesam e contam ponto na hora de um cliente fidelizar seu pet shop.

9. Tenha um programa de gestão como aliado

 

Os tempos mudaram e quem não se adaptar às essas mudanças, infelizmente  acabará ficando para trás. Não adianta investir em um local atrativo se a organização da loja for um caos.

Nesse sentido, é preciso procurar ficar em dia com a tecnologia e suas muitas  ferramentas, dispositivos e softwares, que podem ajudar muito na hora de organizar melhor o dia a dia do pet shop e criar suas estratégias de marketing.

Entre as muitas estratégias para acertar no atendimento e atrair mais clientes, uma fundamental atualmente e que não pesa no orçamento é investir em um bom programa para pet shop, como Nuvem Vet.

Nuvem Vet é um software para pet shop, com o melhor custo-benefício do mercado, que oferece, entre uma série de funções, todas as informações do seu pet shop na palma da mão, controle total dos serviços, parte administrativa e do estoque. Assim, você terá tempo e dados precisos para criar as melhores estratégias para garantir a satisfação dos clientes.

Da automação de toda a loja, passando pela gestão administrativa, de estoque, caixa…enfim, contar com um bom software de gestão, hoje em dia, é ter sempre em mãos todas as informações que precisa, a qualquer hora e qualquer lugar.

Lembrando que um bom programa de gestão oferece todos os dados dos clientes, estoque, vendas, e agenda, na palma da mão, facilitando muito na hora de atender melhor os clientes, de forma mais assertiva e preventiva.

E é isso, agora que você conhece as 9 dicas para deixar seu pet shop mais agradável, eficiente e seguro, é aproveitar essas dicas e fazer sua loja decolar!

Author: