Ninguém tem dúvidas de que o mercado, de uma forma generalizada, nunca esteve tão competitivo.
Com toda a pandemia, a crise econômica que já vinha se arrastando, mesmo antes da chegada da COVID-19, e o desemprego em alta, quem consegue sobreviver precisa vencer um grande obstáculo, conseguir encantar o cliente.
Só após encantar um cliente é possível fidelizá-lo.
Apostar em uma boa equipe, um ótimo atendimento, preços acessíveis, novidades… são só algumas formas de conseguir encantar o cliente de Pet Shop.
O fato é que descobrir como encantar o cliente é sempre um grande desafio. E isso porque os gostos e preferências dos clientes podem ser diferentes de um estabelecimento para o outro. Por isso, dentre outras coisas, é fundamental conhecer o perfil de seu cliente.
É essencial entender que o público de Pet Shop está mais exigente, com seus animais sendo considerados, hoje em dia, como membros da família.
No mais, é preciso considerar, também, que a concorrência é alta, e se souber usar isso a seu favor, como uma chance de inovar, com certeza, através de ações de marketing e uma boa gestão, conseguirá se destacar nesse competitivo mercado.
E assim, é só ir ajustando uma coisa aqui, outra ali, e quando se der conta, seu Pet Shop já estará apresentando ótimos resultados e, claro, encantando os clientes.
Quer saber algumas dicas básicas para encantar seus clientes? Então, continue lendo.
1. Conheça o perfil do seu público
É muito importante saber quem é o seu público. Do que gostam, o que esperam de seu Pet Shop, do que precisam, em que redes sociais estão… para isso, é fundamental criar mecanismos para descobrir o perfil de seus consumidores, e de uma forma permanente. Através de pesquisas, poderá entender o comportamento de seus clientes e poder criar estratégias de marketing, com campanhas mais direcionadas ao perfil dos consumidores.
Vale apostar em iniciativas de fidelização, como pacotes ou programas de pontos por cada compra, com o cliente ganhando pontos a cada nova aquisição, com direito a vantagens como brindes, descontos, condições especiais para pagar etc.
No mais, essas pesquisas permitem, também, melhorar o controle de estoque, o reabastecendo de acordo com o perfil dos consumidores, ou perfil de vendas, bastando consultar quais os produtos que mais vendem, as preferências dos clientes no histórico comercial.
2. Capriche na recepção
Com certeza, já deve ter ouvido mil vezes o ditado “a primeira impressão é a que fica”, pois é, e isso pode ilustrar muito bem a importância de investir em uma boa recepção, já que por ela se dará o primeiro contato com seu Pet Shop.
Opte por cores claras, para ajudar a acalmar os bichanos, e seus donos também, além de garantir que o locar esteja sempre limpo e organizado, evidenciando os cuidados do Pet Shop com higiene e limpeza.
Caso tenha essa possibilidade, permita que o cliente possa ver o que acontece no banho e tosa da sala de espera, apostando em janelas de vidros entre a recepção e o local de atendimento dos pets.
Alguns estabelecimentos, por exemplo, investem em uma TV, pela qual o dono pode acompanhar o procedimento.
Acredite, muitos donos têm medo desse momento, e essa medida é ótima para sinalizar transparência no atendimento.
3. Atenda com responsabilidade ecológica
Cada vez mais, as pessoas estão preocupadas com o meio ambiente, e apostar em atitudes e materiais ecologicamente corretos em seu Pet Shop, sem dúvida, é uma chance a mais de encantar muitos clientes.
E nem é preciso gastar muito, pois pequenas medidas no dia a dia, ações evitando desperdícios, por exemplo, já vão fazer a diferença, além de proporcionar economia, com certeza vai subir no conceito dos donos dos pets, já que, geralmente, quem gosta de animais se preocupa com questões ecológicas.
Por isso, mostre uma postura mais engajada nesse tema e verá como conseguirá cativar esse público.
Algumas dicas de práticas “ecologicamente corretas” no petshop:
– Utilize produtos biodegradáveis;
– Procure utilizar a água da chuva para fazer a limpeza (pequenos baldes já serão suficientes para lavar o piso e os banheiros, por exemplo);
– Faça a coleta seletiva do lixo;
– Instale duchas econômicas;
– Não use descartáveis;
– Tenha um programa para o uso consciente da energia elétrica.
4. Proporcione um cantinho para fotos
Dono de Pet adora tirar fotos de seus animaizinhos e depois exibir nas redes sociais. Que tal usar isso até como uma forma de divulgar seu Pet Shop?
Nesse sentido, vale investir em cercadinhos, painéis temáticos desmontáveis… sem falar nas possibilidades que essa simples iniciativa pode trazer, desde fazer com que os clientes fiquem mais tempo na loja, até fazer com que compre agrados ou itens para ficarem bem nas fotos.
Vamos combinar que essa é uma estratégia de marketing com um custo-benefício muito vantajoso.
Afinal, os clientes irão querer compartilhar as imagens nas redes, gerando maior visibilidade na internet, sem investir quase nada.
Uma dica é aproveitar para deixar nesse espaço alguns acessórios, petiscos (principalmente novidades da loja, para chamar a atenção dos donos), e brinquedos para os amigos de patas.
5. Apoie e participe de feiras de adoção
Outra dica para encantar o cliente é participando, apoiando ou promovendo feiras de adoção.
Oferecer suporte para ONGs organizarem feiras de adoção é uma excelente alternativa e você pode ajudar financiando esses eventos, cedendo o espaço ou apenas dando desconto em ração e remédios para as famílias que levarem um bichinho para casa.
Acredite, não só irá encantar o cliente, como aumentará suas chances de ganhar novos consumidores em potencial, desde os adotantes como o público que verá seu Pet Shop de uma forma bem mais positiva.
A verdade é que encantar o cliente do Pet Shop tem mais a ver com sensibilidade e criatividade do que com grandes investimentos.
Por isso, pesquise seu público, o que eles esperam e precisam, apostando em iniciativas para surpreender tutores e animais.
E claro, é preciso estar preparado para encantar o cliente, apostando em uma boa equipe e uma boa gestão.
Como a tecnologia pode ajudar?
E não tem como falar em boa gestão sem mencionar a tecnologia com seus atuais programas de gestão para Clínicas Veterinárias e Pet Shops, como Nuvem Vet, por exemplo.
Investir em um software para pet shop é investir na qualidade dos seus serviços, com os dados e toda a parte administrativa organizados de uma forma mais segura, eficiente e intuitiva, a um clique de distância, com facilidade de acesso a qualquer hora e de qualquer lugar.
Apostando em um sistema para Pet Shop, com certeza, vai sobrar muito mais tempo para você se dedicar ao que realmente importa: o atendimento aos seus clientes.
Dentre outras coisas, um programa de gestão oferece o controle total do estoque.
E mais, todas as informações ficam armazenadas na nuvem e você acessa do seu próprio notebook ou tablet, bastando um simples clique.
E é isso, através de uma boa gestão, uma equipe bem treinada, com certeza, é só investir nessas dicas e conseguirá manter seus clientes encantados. E cliente encantado é cliente fidelizado.