Você já ouviu falar em Day Care? Já pensou em abrir uma creche para cachorro? Já até cogitou, mas acha que deve ser muito complicado? Então, esse artigo é para você!
De acordo com a pesquisa Radar Pet 2021, ligada ao Sindicato da Indústria Veterinária, aumentou cerca de 30% o número de animais de estimação nos lares brasileiros durante a pandemia do novo coronavírus, ajudando a consolidar, ainda mais, um mercado que já estava em alta.
Só para se ter uma ideia, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os lares brasileiros já contavam com cerca de 140 milhões bichinhos de estimação, o que significa que já estavam presentes em 48 milhões de domicílios, número esse que triplicou desde a pandemia.
Ou seja, o mercado pet é uma ótima opção para quem pretende empreender, com muitas possibilidades, desde ter apenas uma loja de ração, até um hotel ou Day Care, que é sobre o que falaremos nesse artigo.
Com a pandemia controlada e a vida voltando ao normal, no entanto, esses tutores que resolveram adotar um pet por ficarem mais tempo em casa, se viram diante de um problema, o que fazer com seus animaizinhos, principalmente, aqueles que não gostam de ficar muito tempo sozinhos?
Então, se Day Care já era uma tendência antes da pandemia, agora, então, já é uma realidade consolidada, um modelo de negócio que só tende a crescer no país, servindo como ótima alternativa a esses tutores que não sabem o que fazer com seus pets enquanto trabalham.
O serviço Day Care, ou creche para animais, oferece vários benefícios aos pets, como espaço para brincadeiras e atividades de lazer, que diminuem significativamente os sinais da ansiedade de separação entre pet e tutor.
Por outro lado, também, é super vantajoso para quem quer empreender na área, já que a procura é muito grande, e as creches para pets trabalham com pacotes mensais, gerando uma receita recorrente.
E, claro, quando o empreendedor já tem uma pet shop, ou clínica veterinária, o Day Care se mostra ainda mais vantajoso, podendo oferecer outros tipos de produtos e serviços no estabelecimento.
E, então, se interessou por esse tipo de negócio pet? Então, confira abaixo o passo a passo para montar um Day Care, ou creche pet, de sucesso!
Passo a passo para montar um Day Care
Avalie o mercado pet
O primeiro passo que deve ser dado por quem pretende montar uma Day Care de sucesso, é avaliar bem o mercado.
Comece fazendo uma pesquisa com possíveis clientes, procurando saber se contratariam o serviço, quais as expectativas em relação à creche e, principalmente, quanto estariam dispostos a pagar pelo serviço.
Também é muito importante avaliar o local onde pretende montar o negócio, se certificar de que nessa área há uma procura por serviços pet, ou seja, se existem muitos animais de estimação na localidade, e assim saber se esse tipo de negócio tem potencial na região.
E, claro, aproveite para conhecer e avaliar a concorrência, analisando os serviços prestados, preços praticados, público etc.
Defina os serviços que serão oferecidos
O segundo passo é definir os serviços que serão prestados. Quem decide montar um Day Care, pode contar com um grande leque de possibilidades de serviços a serem oferecidos, tais como:
– adestramento;
– alimentação;
– atividades de lazer;
– massagem;
– fisioterapia;
– natação;
– entre outras.
Isso sem falar que é possível abrir um Day Care em seu Pet Shop, ou clínica veterinária, ampliando ainda mais as chances de sucesso.
Por isso tudo, e por todas as possibilidades que podem envolver um Day Care, é muito importante definir previamente quais serviços serão oferecidos em sua creche, lembrando que é preciso considerar a estrutura do local.
Estrutura necessária para um Day care
O terceiro passo é quanto ao espaço e, certamente, para ter um Day Care, ou creche para pet, quanto mais espaço, melhor. Mais espaço significa mais possibilidades de serviços e condições de receber mais pets. Mesmo que os serviços possam se adequar à estrutura, que não precisa ser tão grandiosa, existem alguns itens básicos que fazem parte de todas as creches.
O primeiro quesito a ser considerado é a estrutura suficiente para oferecer uma boa acomodação para os animais.
A dica é procurar planejar canis individuais em espaços com aproximadamente 2m x 3m, e vale apostar em setores separados, para abrigar diferentes raças ou portes.
E, claro, é preciso que a creche ofereça um espaço ao ar livre para recreação, para que os pets possam se exercitar e socializar com os outros animais durante o dia.
-
Equipamentos para o Day Care
O quarto passo é providenciar os equipamentos necessários para o funcionamento do Day Care, tais como:
– guias e coleiras de vários tamanhos;
– comedouros e bebedouros;
– caminhas;
– produtos de higiene;
– brinquedos variados;
– petiscos;
– demais itens utilizados na rotina de cuidados com os pets.
É muito importante pensar na climatização dos espaços, principalmente, em lugares de temperaturas muito extremas.
Outra dica é investir em um sistema de câmeras para o estabelecimento, justamente, para que os tutores possam acompanhar a rotina dos animais e se sentirem mais seguros, acredite, é sempre uma boa ideia investir nessa solução.
Profissionais para trabalharem no Day Care
O quinto passo é a contratação dos profissionais para fazerem parte da equipe. É fundamental, antes até de abrir o negócio, construir uma boa equipe. Além de uma pessoa responsável pelo atendimento aos clientes, ou seja, para receber e entregar os animais, é preciso contar com uma equipe de profissionais para cuidar dos animais e acompanhar as atividades de recreação.
Caso não seja uma clínica oferecendo o serviço de Day Care, é muito importante contratar um médico veterinário, para resolver possíveis imprevistos e acidentes e, assim, garantir a segurança de todos os envolvidos.
Organização é tudo em seu Day Care
O sexto passo é considerar a organização ao abrir o negócio, que deve fazer parte do planejamento de um Day Care de sucesso.
Nesse sentido, pense é preciso pensar na gestão, em como será a dinâmica de trabalho no seu negócio. E, claro, sempre é possível contar com a ajuda da tecnologia nessa hora, ou seja, com um bom sistema para clínica veterinária e pet shop, que além de organizar, consegue integrar as principais informações em um único lugar.
Ou seja, um programa para clínica veterinária e pet shop oferece acesso simples e rápido, a informações e dados como ficha de consultas, dados dos animais, agendamentos, além de poder fazer a gestão das acomodações, vendas e etc.
Enfim, uma boa organização facilita toda a dinâmica do seu negócio, além de ajudar a otimizar o tempo, permitindo que possa usá-lo de uma forma mais produtiva.