Como melhorar as vendas de seu pet shop no inverno

Como anda o movimento em seu pet shop? No inverno as vendas costumam cair e não sabe como aumentar o movimento em seu pet shop na estação mais fria do ano? Então, saiba que, realmente, no inverno é comum as vendas caírem um pouco, mas calma!!!! Confira nossas dicas e se prepare para arrebentar na nova estação que está chegando!
 

Primeiramente, vale saber que você não está sozinho, realmente, o inverno é uma estação que costuma preocupar muitos donos de pet shops, pois é quando o movimento costuma cair.

E muitos são os motivos, desde uma menor demanda por banhos, já que muitos cães passeiam menos e os donos preferem dar banho em casa, além da preguiça e da falta de vontade de sair de casa.

Quem decide abrir um pet shop, deve estar preparado para a sazonalidade comum nesse setor.

É fundamental entender que a sazonalidade nas vendas é comum, não apenas no setor pet, mas em quase todos os mercados, por isso, deve ser levada em consideração nas estratégias de marketing, identificando períodos de maior e menor demanda por produtos e serviços. No caso de pet shops, a caída nas vendas acontece nos períodos de férias (pós festas de fim de ano), carnaval e inverno.

Por isso, é preciso se preparar para enfrentar esses períodos, lançando mão de algumas estratégias de marketing.

Como enfrentar os períodos de baixa demanda

 

Se gerenciar um pet shop já é algo altamente desafiador, devido à concorrência, ter que lidar com períodos de baixa demanda, só aumenta esse desafio.

Uma boa gestão reconhece esses períodos de alta e baixa demanda, aproveitando tanto os dias frios quanto os quentes para gerenciar a procura, as vendas e o estoque de maneira eficaz, entendendo sua dinâmica.

No inverno, é normal que as pessoas invistam menos em serviços, ou seja, cuidados com os pets, como tosas e banhos, que costumam ser os serviços de maior procura, preferindo métodos alternativos como o banho a seco ou tradicional em casa.

Então, por que não tirar proveito disso? Em vez de insistir em oferecer serviços que não atraem os tutores, por que não focar na venda de produtos para banho a seco ou investir em ações de marketing inovadoras e pacotes irresistíveis?

Acredite, em muitos outros setores, como academias, lojas de biquínis, bares e baladas, o inverno também representa um grande desafio, mas nem por isso esses setores fecham suas portas, é preciso se reinventar e lançar mão das muitas estratégias de marketing, ou seja, usar e abusar da criatividade.

Pensando nisso, resolvemos mostrar neste artigo algumas dicas para aumentar o movimento do seu pet shop nos dias mais frios do ano. Confira!

1- Foque em produtos alternativos

 

Ao pensarmos em cuidados com os pets, geralmente nos vêm à mente produtos como remédios e aqueles voltados à higiene. No entanto, roupinhas, camas e cobertores também (e principalmente) devem ser incluídos na lista de cuidados e ter um marketing bem trabalhado, pois são itens que podem equilibrar as finanças.

Invista em conteúdo, como postagens em blogs ou redes sociais, reforçando a necessidade de manter os pets protegidos do frio. Ofereça alternativas charmosas e exclusivas para atrair clientes e exponha nas redes sociais. Use e abuse dessas ferramentas.

Outra dica é investir em uma boa logística para vender os produtos online também. Lembre-se de oferecer variedade, pois há pets de todos os tamanhos e tutores que adoram vestir seus animais e postar fotos nas redes sociais. Aproveite isso e peça para marcarem seu pet shop, repostando as fotos para aproveitar esse tipo de marketing.

E por que não vender capas de chuva, moletons e casacos para os tutores passearem com seus pets?

2- Ofereça produtos voltados à higiene e saúde

 

Se o verão exige cuidados com altas temperaturas, no inverno devemos nos preocupar com tosse e gripe. Não só os humanos sofrem os efeitos do inverno, muitos cães e gatos também sofrem com doenças respiratórias, então, porque não aproveitar o inverno para intensificar a postagem de conteúdos sobre as enfermidades típicas dessa estação.

Intensifique  as postagens sobre os problemas próprios da estação. Invista também em campanhas de vacinação contra gripe e parcerias com veterinários, caso não tenha uma clínica em seu pet shop.

Enfim propague produtos para manter a higiene do animal no inverno, como o banho seco, e entregue sempre conteúdo informativo para criar interesse e mostrar a importância dos cuidados.

Não se esqueça do poder das redes sociais, use-as a favor do seu pet shop.

3- Invista em alimentos diferenciados

 

Embora muitos donos de pet shops não sabem, 60% do faturamento do mercado pet no Brasil vem da alimentação. E isso não se limita à ração. Os donos de pets estão cada vez mais buscando uma alimentação natural e saudável.

As marmitas para pets, com alimentação diferenciada, mais natural, são uma tendência e você pode oferecer esse serviço no seu negócio. Faça parcerias com veterinários ou nutricionistas e ofereça um serviço de entrega desses alimentos.

Ofereça pacotes de serviços mensais, quinzenais ou semanais, combinados com rações de qualidade. Mantenha algumas dessas marmitas no seu pet shop para que os clientes se sintam tentados a experimentar.

Enfim, seja no inverno ou em outras estações, o mercado pet é muito competitivo, então busque alternativas para aumentar o movimento em épocas de baixa demanda e não prejudicar as finanças.

Sempre priorize a qualidade e originalidade dos produtos e serviços oferecidos e você se surpreenderá com os resultados, mesmo nos períodos de queda nas vendas.

4- Camas e itens para os pets

 

Outra forma de incrementar as vendas no inverno é apostar em camas fofas e mais quentinhas, além de itens para os animais que dormem em casinhas, aumentando seu conforto e proteção.

Vale apostar em caminhas originais, divertidas ou fashion, investir em cores variadas e tecidos mais quentinhos para atender os diferentes objetivos. Como são produtos mais caros que as roupas, eles podem agregar ainda mais valor à sua loja.

Principalmente, para aqueles bichinhos que dormem fora das residências, no quintal, por exemplo, cobertores quentinhos vão garantir mais conforto nos dias mais frios. Esses produtos costumam ser muito valorizados pelos tutores, por deixarem a casinha de seus pets mais aconchegantes.

Tecnologia como aliada

 

Existem muitas estratégias para melhorar as vendas do seu pet shop no inverno! Para ter controle total na administração e gestão do seu negócio, sem pesar no orçamento, uma dica fundamental é investir em um bom programa para pet shop, como Nuvem Vet.

Nuvem Vet é um software para pet shop, com o melhor custo-benefício do mercado, com todas as informações do seu pet shop na palma da mão, controle total dos serviços, parte administrativa e do estoque. Assim, você terá tempo para criar outras estratégias baseadas em dados reais da sua loja e público.

E é isso, agora é aproveitar essas dicas (ainda dá tempo), e se preparar para aumentar o movimento da sua loja neste inverno!

Author: