6 dicas para garantir a satisfação dos clientes em seu pet shop

Você já deve ter ouvido falar em experiência do cliente. Saiba que, atualmente,a empresa que não a considera, provavelmente, acabará ficando para trás. E se tratando de um setor tão competitivo como o pet, é preciso ter a atenção voltada ainda mais para a satisfação do cliente. E é sobre isso que falaremos neste artigo. Confira!
 

Se no passado considerar a experiência do cliente era algo subestimado, atualmente, a empresa que não quer ficar para trás precisa focar muito na satisfação de seu público para conseguir não só se destacar da concorrência, mais sobreviver nesse mercado tão competitivo.

Podemos dizer que, hoje em dia, a diferença entre uma empresa de grande sucesso para a de uma de fracasso total está, justamente, na satisfação dos clientes. Ou seja, por mais que seja de extrema importância ter bons produtos, preços competitivos e controle rígido das finanças, se não garantir uma ótima experiência aos clientes, provavelmente, seu pet shop não conseguirá se destacar.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre esse tema e dar dicas simples, porém eficientes, para você conquistar seus clientes e aumentar as vendas, garantindo a satisfação do se público.

A importância de investir na satisfação do cliente em seu pet shop

 

Satisfação do cliente é a garantia de uma boa experiência com sua loja. É a percepção do cliente quanto ao atendimento e qualidade de seus produtos ou serviços, por isso, considerar a satisfação do cliente é tão importante hoje em dia, embora, ainda seja subestimada por muitos lojistas.

Por exemplo, toda vez que um cliente indica o seu pet shop para um amigo ou familiar por causa da qualidade dos produtos ou serviços, ou do bom atendimento, do ambiente, enfim, geralmente, isso é resultado de estratégias de experiência do cliente.

Como sempre falamos por aqui, o comportamento do consumidor mudou muito, ele está cada vez mais exigente e ainda tem ao alcance das mãos milhares de opções de lojas e produtos. Por isso, quem consegue se destacar nos mínimos detalhes pode ter em mãos um bom diferencial na hora de sair na frente das demais lojas.

Portanto, não basta mais apenas entregar um bom produto, o cliente precisa se sentir seguro, bem atendido e completamente satisfeito com aquilo que adquiriu.

Mas, calma, por mais que pareça complexo, garantir a satisfação do cliente é mais simples do que você imagina. Confira abaixo algumas dicas!

6 dicas para aumentar a satisfação dos clientes em seu pet shop

 

Atender à expectativa dos clientes, ter boa comunicação e facilidade de acesso por diferentes canais, ser organizado, oferecer produtos e serviços de qualidade, contar com uma boa equipe, são quesitos que, fatalmente, irão garantir uma boa experiência e satisfação dos clientes. Mas, vamos saber um pouco mais sobre cada um desses pilares?

1. Mantenha seu pet shop sempre limpo e organizado

 
Pode parecer algo simples, mas limpeza e organização são quesitos muito considerados pelos clientes e podem ser até decisivos quando o assunto é a fidelização de um estabelecimento. Porém, ainda existem muitos pet shops que não investem em um bom ambiente para receber os clientes e seus pets.

Por isso, por menor e mais simples que seja o seu estabelecimento, não deixe de oferecer um ambiente limpo e organizado, para isso:

a) Mantenha o ambiente sempre higienizado;

b) Cuide do aroma do ambiente;

c) Organize a loja por setores;

d) Mantenha as prateleiras arrumadas;

e) Coloque preços visíveis nos produtos;

f) Mantenha os colaboradores uniformizados;

g) Invista em uma boa vitrine para atrair a atenção.

2. Treine os colaboradores para um atendimento de excelência

 

 
O segredo de um atendimento de primeira e padronizado está no treinamento de equipe  Hoje é fundamental investir em atendimento humanizado, para isso, a empresa precisa tratar os clientes com empatia e de forma personalizada, única. Do contrário, sua loja estará passando a impressão de que os consumidores são apenas geradores de lucros.

Mas o que fazer para humanizar o atendimento em seu pet shop? Entre uma série de condutas, vale apostar nas seguintes:

a) Chamar o cliente pelo nome;

b) Ouvir com paciência;

c) Entender qual é o desejo ou necessidade;

d) Propor soluções adequadas;

e) Perguntar no que mais pode ser de ajuda;

f) Pedir feedbacks.

Porém, além dessas práticas, o relacionamento humanizado de qualidade também passa por um bom pós-venda, ou seja, após o atendimento, continuar interagindo com o cliente por e-mails, redes sociais e outras mídias digitais depois que ele comprou.

Como foi dito, padronizar o atendimento requer treinamento dos colaboradores. Ou seja, eles precisam estar preparados para lidar com dúvidas, desde sobre produtos e serviços mais adequados para cada raça, idade ou porte, ou até todo tipo de imprevistos.

Enfim, um colaborador bem treinado, entre uma série de fatores, vai saber ajudar o cliente a fazer a melhor escolha, identificar os melhores produtos, tirar dúvidas, e assim, deixar o cliente seguro de que fez uma boa compra.

3. Faça pesquisas de satisfação do cliente

 
Outra forma de aumentar a satisfação e alavancar as vendas de sua loja é procurar deixar pesquisas à disposição do cliente.

Assim, ele poderá avaliar vários quesitos, como atendimento, qualidade dos produtos, etc e você terá como saber o nível de satisfação dos clientes e, se surgirem críticas, poderá criar estratégias para eliminar os gargalos.

Para isso, uma dica é, sempre após o atendimento, procurar enviar uma pesquisa rápida de pontos, deixando ainda um espaço aberto para que o cliente escreva sua opinião, caso queira.

Também é possível, hoje em dia, se valer das redes sociais para saber o que os clientes estão achando de seus serviços ou produtos. E não apenas pelos comentários, mas lançando mão dos questionários que podem ser postados até nos stories.

4. Crie programas de fidelização do cliente

 
Existem várias estratégias interessantes para aumentar a satisfação dos clientes, melhorando sua experiência de compra e possibilidade de fidelização. Dentre elas, as que mais se destacam são:

a) Cartão fidelidade para trocar pontos por produtos;

b) Brinde e petiscos grátis para os pets que chegam à loja;

c) Descontos em produtos comprados em quantidade;

d) Um serviço grátis a cada X serviços realizados (banho e tosa, por exemplo).

5. Personalize o pós-vendas

 
Um grande e comum engano é achar que a experiência do cliente termina após a compra, na verdade, o pós-venda é fundamental para aumentar sua satisfação.

Felizmente, hoje contamos com ferramentas tecnológicas que ajudam a criar estratégias automatizadas de pós-venda. Alguns exemplos de estratégias de pós-vendas são:

a) Envio de notificações lembrando os clientes a repor o estoque da ração do pet (calcule uma média de tempo em que o produto pode estar acabando);

b) Lembrete de vacinas e medicamentos;

c) Envio de presentes para os pets aniversariantes e cupons de desconto para os tutores;

d) Envio de publicações com dicas de cuidados dos pets, segundo as características de cada um (de acordo com o tipo, porte, idade).

6. Conte com a Tecnologia

 

Estamos em plena era digital, quem não se adaptar às suas muitas ferramentas tecnológicas, fatalmente, ficará para trás.

Nesse sentido, possuir ferramentas, dispositivos e softwares de qualidade são requisitos para que as suas estratégias sejam bem aplicadas.

Existem muitas estratégias para melhorar as vendas do seu pet shop, e uma fundamental atualmente e que não pesa no orçamento é um bom programa para pet shop, como Nuvem Vet.

Nuvem Vet é um software para pet shop, com o melhor custo-benefício do mercado, que oferece, entre uma série de funções, todas as informações do seu pet shop na palma da mão, controle total dos serviços, parte administrativa e do estoque. Assim, você terá tempo e dados precisos para criar as melhores estratégias para garantir a satisfação dos clientes.

Da automação de toda a loja, passando pela gestão administrativa, de estoque, caixa…enfim, contar com um bom software de gestão, hoje em dia, é ter sempre em mãos todas as informações que precisa, a qualquer hora e qualquer lugar.

E é isso, agora é aproveitar essas dicas e garantir a satisfação dos clientes e, claro, o sucesso de seu pet shop!

Author: