Como é o faturamento de seu pet shop no inverno? Você se prepara para essa época do ano? Como costuma ser o movimento em seu pet shop durante essa estação? Neste artigo daremos dicas e falaremos sobre os desafios enfrentados pelos pet shops durante o inverno. Confira!
Para muitos donos de pet shop o inverno é sinônimo de queda no movimento e, consequentemente, também nas vendas.
Seja por ser um período de férias escolares, de viagens e mais gastos com lazer, ou pela menor demanda por banho e tosa, devido ao frio, por haver menos passeios e, consequentemente, menos necessidade de serviços de higiene, ou até mesmo por problemas de saúde próprios dessa época do ano, o fato é que conseguir atrair clientes no inverno, para muitos donos de pet shops pode ser, realmente, um desafio.
Vale ressaltar que em alguns lugares o inverno é menos rigoroso, o que poderia pressupor uma mesma demanda por serviços de pet shops, o problema é que mesmo que em alguns lugares essa estação seja mais amena, tem as férias de julho, no qual muitas famílias costumam viajar.
Ou seja, o inverno, seja ele ameno ou não, costuma ser um período de desafio para os donos de pet shop.
E como lidar com o desafio de atrair clientes para o seu pet shop no inverno?
Como atrair mais clientes para o seu pet shop no inverno
Atrair clientes para um pet shop já é um grande desafio normalmente, e isso por conta da alta concorrência, e durante o inverno isso só se agrava, por isso a necessidade de criar estratégias interessantes e adequadas à estação.
Confira abaixo algumas dicas para impulsionar o movimento do pet shop durante os meses mais frios do ano:
1. Promoções e descontos sazonais
Ofereça descontos especiais em serviços como banho e tosa, consultas veterinárias ou produtos para animais de estimação específicos para o inverno. Isso incentivará os clientes a aproveitar as ofertas enquanto cuidam de seus animais de estimação durante a estação mais fria do ano.
2. Produtos e serviços relacionados ao inverno
Considere oferecer produtos específicos para o inverno, como roupas fofas e quentes para animais de estimação, botinhas para proteger as patas do frio, ou camas aquecidas. Além disso, promova serviços de cuidados especiais para animais nessa época do ano. Isso pode incluir pacotes de cuidados sazonais, descontos em produtos específicos ou serviços de bem-estar adaptados para as necessidades dos animais durante o frio. Vale identificar lacunas nos serviços oferecidos pelos concorrentes e desenvolva ofertas exclusivas para o inverno.
3. Personalização dos serviços
Ofereça serviços personalizados para atender às necessidades individuais dos animais de estimação. Isso pode incluir opções de alimentação sob medida, serviços de treinamento ou produtos específicos para raças ou tamanhos específicos, ou ainda voltados à animais idosos.
4. Parcerias estratégicas
Considere estabelecer parcerias com outras empresas locais que atendem o mesmo público-alvo. Isso pode incluir clínicas veterinárias, lojas de produtos naturais para animais e etc. A colaboração pode ser benéfica para ambas as partes e atrair mais clientes para ambas as empresas, por exemplo, uma dica é oferecer pacotes combinados de serviços, como uma consulta de saúde seguida de um banho ou tosa no pet shop.
5. Programas de fidelidade
Implemente um programa de fidelidade que recompense os clientes que frequentam o pet shop regularmente. Ofereça brindes, descontos ou serviços gratuitos após atingir um determinado número de banho e tosa, ou gastos acumulados. É uma estratégia que pode incentivar os clientes a retornarem ao seu pet shop.
6. Campanhas de marketing sazonais
Use as mídias sociais e o site do pet shop, profissional e atualizado, para criar campanhas de marketing focadas nas necessidades dos animais de estimação durante o inverno. Procure ter uma forte presença nas mídias sociais, respondendo às perguntas dos clientes prontamente e compartilhando conteúdo relevante sobre cuidados com animais durante o inverno. Procure dar dicas de cuidados durante a estação, poste fotos e vídeos de animais se divertindo no inverno e divulgue promoções exclusivas. Enfim, use as redes sociais para criar campanhas de marketing atrativas que ressaltem os serviços e produtos exclusivos do seu pet shop para o inverno. Não deixe de usar também e-mail marketing, anúncios online e panfletos impressos para alcançar o público-alvo.
7. Eventos temáticos
Organize eventos temáticos para o inverno, como feiras de adoção de animais, festas juninas, julinas e agostinas, concursos de fantasias juninas ou de inverno para pets ou palestras sobre cuidados sazonais para animais de estimação. Isso pode atrair a comunidade local e aumentar a visibilidade do pet shop.
8. Decoração temática
Decore o pet shop com temas de inverno para criar uma atmosfera acolhedora e convidativa. Uma dica é apostar no tema “arraiá”, com direito à fotos dos pets tendo o pet shop como cenário, sem dúvida, uma forma de atrair a atenção dos clientes e incentivá-los a entrar e explorar os produtos e serviços disponíveis.
9. Serviço de entrega
Se possível, ofereça serviço de entrega, ou mesmo, banho e tosa a domicílio. Lembrando que o serviço de delivery vem crescendo cada vez mais, e nessa época as pessoas tendem a ter mais preguiça de sair de casa. Muitos clientes apreciarão a comodidade de receber os produtos em casa, evitando sair no clima adverso.
10. Atendimento ao cliente
Certifique-se de que sua equipe esteja treinada para fornecer um atendimento excepcional aos clientes. Lembrando que, como sempre falamos por aqui, oferecer um ótimo atendimento já é meio caminho para a fidelização. Criar uma experiência positiva para os clientes faz com que eles retornem e ainda recomendem seu pet shop para outras pessoas.
A tecnologia como aliada
Como sempre fazemos questão de destacar por aqui, a tecnologia pode e deve ser uma aliada na administração de seu pet shop, com suas muitas ferramentas que vão desde redes sociais, até aplicativos e softwares de gestão.
E claro, não tem nada melhor para ajudar a criar estratégias e campanhas do que contar com um bom software para pet shop, que além de ajudar a organizar suas finanças, oferece uma gestão precisa do estoque, das vendas, dos dados dos clientes, além de agregar todos os setores em um mesmo ambiente virtual, possibilitando e facilitando o acesso e um total controle.
E mais, através de suas muitas funcionalidades, um bom programa para pet shop ajuda a otimizar suas operações, melhorando a eficiência e oferecendo um melhor atendimento aos clientes.
E é isso, no mais, é lembrar de adaptar suas estratégias de acordo com a localização e as preferências dos seus clientes. Ao criar um ambiente acolhedor, oferecer serviços relevantes e promoções atraentes, você pode atrair mais clientes para o pet shop durante o inverno e aumentar o movimento durante toda a temporada, e se contar com a ajuda de um bom programa de gestão, sem dúvida, o inverno não se torna mais tão assustador para a sua loja.