Você faz um rigoroso controle do estoque? Consegue evitar perdas e produtos encalhados? Já ficou no prejuízo por causa de produtos vencidos? Neste artigo vamos falar sobre controle de estoque, mais precisamente, sobre controle de validade e dicas para aumentar a venda de produtos próximos ao vencimento. Confira!
Realizar o controle de validade dos produtos de seu pet shop é de extrema importância para garantir a segurança, satisfação de seus clientes e cumprimento das regulamentações, além de proteger a reputação e o sucesso do seu negócio.
Volta e meia falamos aqui sobre a importância da gestão do estoque e como esse departamento pode ser desafiador para a grande maioria dos lojistas, ainda mais quando lidam com diferentes produtos, como é o caso dos pet shops.
Produtos encalhados, perecíveis, de menor ou maior saída, específicos, mais caros, mais diversificados, enfim, são muitas categorias a considerar no controle de estoque de um pet shop. E quanto maior for o estabelecimento, mais problemática pode ser essa tarefa.
Hoje, no entanto, vamos falar especificamente sobre produtos com a data próxima ao vencimento, que podem resultar em grandes perdas financeiras caso não haja um controle eficaz.
Na verdade, produtos com datas de vencimento podem ser uma grande dor de cabeça para quem está começando e não tem muita experiência, não conhece ainda os gostos e preferências de seus clientes.
Dentre os muitos motivos para realizar um controle de estoque eficaz, evitando produtos com validade vencida, podemos destacar:
1.Garantir a segurança dos animais de estimação
2.Evitar problemas de saúde pública que possam afetar o pet shop em termos de responsabilidade legal.
3. Não comprometer a reputação do pet shop
4. Evitar possíveis multas ou fechamento do estabelecimento
5. Não afetar a credibilidade e confiança dos clientes
6. Evitar que produtos encalhem causando perdas financeiras
Mas o pet shop pode vender produtos próximos ao vencimento?
Sim. É possível vender produtos próximos ao vencimento, mas é muito importante deixar o consumidor ciente de que a data de validade se aproxima, do contrário, pode comprometer a credibilidade de seu negócio.
Por isso, a dica é sempre colocar, de forma bem visível, um aviso na embalagem, na etiqueta de preço ou próximo ao local onde o produto está exposto, alertando sobre o prazo de expiração.
Acredite, dependendo da oferta e do produto, as pessoas não deixam de comprar por isso, elas só não querem se sentir enganadas.
Quantos dias antes do vencimento o produto pode ser vendido?
De acordo com a Lei Nº 8.137/90, artigo 7º, inciso IX, os produtos só podem ser vendidos até um dia antes da data de vencimento. Mas a venda de produtos vencidos é expressamente proibida.
Ou seja, nunca coloque à venda produtos já vencidos, e jamais deixe-os visíveis ao cliente, pois correrá o sério risco de seu estabelecimento ser multado por vender ou estocar mercadoria em condições impróprias para o consumo. O que não só acarretaria prejuízos financeiros, como afetaria a confiança dos clientes em sua loja.
Dicas para aumentar o giro de produtos próximos ao vencimento em seu pet shop
Lidar com muitos e diferentes produtos em um estoque, sem dúvida, pode ser algo bem complicado, e nem sempre é possível garantir um bom giro de estoque para todos os itens da sua loja, e pode acontecer da data de validade se aproximar.
O fato é que aumentar o giro de produtos próximos ao vencimento em seu pet shop requer estratégias eficazes para evitar prejuízos financeiros e garantir a satisfação dos clientes. Dentre as estratégias de marketing mais eficazes podemos destacar as seguintes:
1. Identifique os produtos próximos ao vencimento
Mantenha um controle rigoroso do estoque e identifique os produtos que estão se aproximando do prazo de validade. Isso pode ser feito com a ajuda da tecnologia, por meio de um bom sistema de gestão, que também realizará o controle do estoque, mas pode ser feito também, simplesmente, por meio de uma verificação regular.
2. Ofereça descontos atrativos
Crie promoções ou descontos especiais para os produtos próximos ao vencimento. Os clientes são mais propensos a comprar produtos com preços mais baixos, especialmente se o desconto for significativo. Só se certifique de deixar bem claro que a data de validade está próxima, evitando que o cliente se sinta enganado.
Coloque os produtos em local chamativo e ofereça uma promoção imperdível, como a redução de preço.
A tática funciona bem, só não se esqueça de levar em conta o preço do custo do item para não ficar no vermelho, ao mesmo tempo que deve parecer vantajoso para o cliente.
Lembre-se também de deixar claro que a mercadoria está próxima ao vencimento.
3. Faça campanhas de marketing específicas
Utilize suas redes sociais, e-mail marketing ou outras estratégias de comunicação para informar aos clientes sobre as promoções e descontos nos produtos próximos ao vencimento. Destaque a oportunidade de adquirir produtos de qualidade a preços reduzidos.
4. Crie pacotes promocionais
Agrupe produtos próximos ao vencimento com outros itens ou serviços, criando pacotes promocionais. Por exemplo, ao comprar um produto próximo ao vencimento, o cliente ganha uma amostra grátis de outro produto ou tem direito a um desconto em serviços do pet shop.
5. Exiba os produtos de forma estratégica
Coloque os produtos próximos ao vencimento em locais de destaque na loja, organize-os em ordem crescente de acordo com a data de validade, pois o consumidor tende a pegar os produtos que estão posicionados na frente por praticidade e instinto. Também vale posicioná-los em uma prateleira de liquidação ou próxima ao caixa. Isso pode chamar a atenção dos clientes e incentivá-los a aproveitar as ofertas.
6. Implemente um programa de fidelidade
Crie um programa de fidelidade para os clientes que compram produtos próximos ao vencimento. Ofereça recompensas ou descontos adicionais para clientes que retornam ao pet shop regularmente.
7. Ações de compre e ganhe
Outra dica para movimentar o estoque e vender os produtos próximos ao vencimento rapidamente é por meio de uma promoção de compra e ganhe. Por exemplo, compre dois produtos e leve o terceiro.
8. Promova eventos ou dias especiais
Realize eventos temáticos em seu pet shop, como “Dia dos Descontos” ou “Limpa Estoque”, para destacar os produtos próximos ao vencimento e atrair mais clientes.
9. Doe para instituições de caridade
Por fim, caso ainda reste uma quantidade significativa de produtos próximos ao vencimento e você não consiga vendê-los a tempo, considere doar esses itens para abrigos de animais ou outras instituições de caridade. Isso pode gerar uma imagem positiva para o seu pet shop junto à comunidade.
Tecnologia como aliada
Como sempre destacamos aqui, hoje em dia já podemos contar com o auxílio luxuoso da tecnologia na hora de realizar a gestão de pet shops.
Dentre outras facilidades, um programa de gestão adequado pode ser fundamental na hora de realizar um controle de estoque inteligente, evitando perdas e ajudando a vender mais.
Um bom software para pet shop oferece uma série de benefícios que podem otimizar as operações do pet shop, inclusive no que diz respeito ao estoque, minimizando custos, reduzindo perdas e melhorarando a experiência dos clientes.
Ou seja, um bom programa para pet shop torna o controle de estoque mais eficiente, ajudando o negócio a ser mais competitivo e bem-sucedido no mercado.
E é isso, no mais, lembre-se sempre de colocar a satisfação e segurança dos clientes sempre em primeiro lugar. Informe claramente sobre a data de validade dos produtos promocionais e certifique-se de que os produtos ainda estejam em boas condições antes de oferecê-los aos clientes. E seguindo essas estratégias, sem dúvida, irá ajudar a aumentar o giro de produtos próximos ao vencimento e minimizar as perdas em seu pet shop.